1900 - EXPOSIÇÃO UNIVERSAL PARIS
"Com o tema «Balanço de um Século», a Exposição Universal de Paris de 1900 decorreu entre 15 de abril e 12 de novembro. Naqueles 212 dias, a Exposição acolheu mais de 50.800.000 visitantes. A Exposição ocupou uma área de 216 hectares repartidos pelo centro de Paris, ao longo das duas margens do Sena, e Bois de Vincennes, deixando construções icónicas que ainda hoje perduram: a Ponte Alexandre III, o Grand e o Petit Palais, a Gare d’Orsay (hoje Museu) e o Metro de Paris, cuja primeira linha foi inaugurada para a Exposição. Portugal foi um dos 40 países presentes, com dois pavilhões, ambos com projeto do arquiteto Ventura Terra."
"Muitas inovações tecnológicas foram exibidas na Feira, incluindo a roda gigante Grande Roue de Paris, a calçada rolante Rue de l'Avenir, a primeira linha regular de trólebus de passageiros, escadas rolantes, motores a diesel, carros elétricos, baterias de células secas, carros de bombeiros elétricos, filmes falados, o telégrafo (o primeiro gravador de áudio magnético), o galalith e as bonecas matryoshka. Também chamou a atenção internacional para o estilo Art Nouveau. Além disso, apresentou a França como uma grande potência colonial através de vários pavilhões construídos na colina do Palácio do Trocadéro.
As principais estruturas construídas para a Exposição incluem o Grand Palais, o Petit Palais, a Ponte Alexandre III, a estação ferroviária Gare d'Orsay e as entradas das estações de metrô de Paris de Hector Guimard; todos eles permanecem até hoje, incluindo duas entradas originais de Guimard "
in: Tribunal Contas | Contas que contam História
![]() |
1900- Travessa - Porcelana francesa Ponte Alexandre III - Recordação da Exposição Colecção Nobre Diniz |
![]() |
1900- Tampa de vidro de caixa de latão Grande Roda - Recordação da Exposição Colecção Nobre Diniz |
"Muitas inovações tecnológicas foram exibidas na Feira, incluindo a roda gigante Grande Roue de Paris, a calçada rolante Rue de l'Avenir, a primeira linha regular de trólebus de passageiros, escadas rolantes, motores a diesel, carros elétricos, baterias de células secas, carros de bombeiros elétricos, filmes falados, o telégrafo (o primeiro gravador de áudio magnético), o galalith e as bonecas matryoshka. Também chamou a atenção internacional para o estilo Art Nouveau. Além disso, apresentou a França como uma grande potência colonial através de vários pavilhões construídos na colina do Palácio do Trocadéro.
As principais estruturas construídas para a Exposição incluem o Grand Palais, o Petit Palais, a Ponte Alexandre III, a estação ferroviária Gare d'Orsay e as entradas das estações de metrô de Paris de Hector Guimard; todos eles permanecem até hoje, incluindo duas entradas originais de Guimard "
in: Wikipedia | Exposição Universal Paris 1900
Comentários
Enviar um comentário