INFORMAÇÕES

HISTORIAL     GALERIA      CURIOSIDADES    REFERÊNCIAS  


Fábrica de Alcântara

Fundada em 1885, na rua Gilberto Rola, em Lisboa, por Stringer e Silva. Devido à origem de um dos seus sócios passou a ser conhecida por "Fábrica de Louça Ingleza". A primeira marca tinha dois “S” oriundos dos nomes dos sócios fundadores.

Em 1886, passou para a posse de Lopes & Cª, passando a usar as iniciais L & C na marca, para além da designação de “Louça à Ingleza”. Produziu inúmeros pratos decorativos e publicitários apesar de grande parte do seu fabrico se destinar a louça utilitária.

Não se conhece concretamente a data de encerramento, mas estima-se que tenha sido por volta do final da década de 20, princípio da década de 30 do séc. XX.  


Georges Dreyfus

Georges Dreyfus fundou em 1890, na rua Paradis, em Paris, um atelier de fabrico de faiança artística, com uma produção bastante variada: peças utilitárias, publicitárias e ornamentais.

Contratou vários artistas para colaborarem na decoração dos artigos que produzia.

O atelier G.D. terminou a actividade em 1933.


Robert Sallès 

Pintor e ilustrador francês, nasceu em 1871 em Lisieux e faleceu em 1929 em Paris.

Colaborou com Dreyfus na decoração de algumas peças produzidas no atelier G.D. Registamos a sua assinatura nos Pratos Calendário dos seguintes anos: 1903; 1904; 1906; 1907 e 1908.



Gédé 

Acerca de Gédé não foi possível encontrar qualquer informação. Pensamos que seja uma das assinaturas do próprio Georges Dreyfus. Gédé resulta então das iniciais da marca G.D. que aparece na parte de trás na maioria dos pratos desta colecção.

O prato de 1895 é o único que apresenta esta assinatura.




Nascido em 1853 e oriundo da Ilha de São Miguel - Açores foi um ilustre caricaturista dos finais do séc. XIX. Faleceu em 1916. 



Comentários

Mensagens populares deste blogue

PRATOS CALENDÁRIO "ALBINO JOSÉ BAPTISTA"