CAIXAS DE FOLHA / CARTÃO / MADEIRA
Muitas das antigas Caixas de Folha de Rebuçados, Café, Chá, Cacau, Manteiga, Tabaco, Chocolate, etc. tiveram novas oportunidades para ficarem na família após ter sido consumido o seu conteúdo. Assim algumas conseguiram chegar até aos nossos dias e comemorar o seu centenário.
Eram mobilizadas para caixas de costura, guardar botões, colchetes e alfinetes, cordas e cordéis, parafusos e pregos, e outras infindáveis aplicações que os nossos antepassados lhes resolveram atribuir.
Uma parte significativa cumpriu com elevado mérito e distinção a missão que lhe tinha sido confiada. Algumas delas até foram jubiladas no presente com direito a serem admiradas futuramente em Museus e Colecções particulares.
![]() |
| Caixas de Rebuçados - Rebuçados especiais contra a tosse- Zarcovela Joaquim Caetano, Lda - Lisboa - Rebuçados de frutas - Regina Colecção Nobre Diniz |
As Caixas de Cartão de Frutas, Sapatos, Camisas, Combinações de senhora, Pijamas, Chocolates, Bolachas, etc. eram utilizadas para variadas funções conforme o seu tamanho.
Fotografias, postais, correspondência, documentos importantes, cromos, recordações (madeixas de cabelo, flores de laranjeira,…), etc., eram cuidadosamente colocados dentro das caixas e assim perduraram até hoje no melhor estado de conservação possível.
As caixas de sapatos foram muitas vezes a incubadora de bichinhos da seda que com as suas metamorfoses entretinham e maravilhavam as crianças (eu próprio incluído). Ainda me lembro de ir apanhar folhas de amoreira com o meu pai para alimentar estes bichinhos a quem a minha mãe chamava "monstros" e que, de vez em quando, fazia desaparecer algumas das caixas que eu escondia debaixo da minha cama.
As Caixas de Madeira de Queijos, Tabacos, Bebidas, Frutos secos, etc. também eram destinadas a diversas aplicações.
Batatas, cebolas, alhos, produtos de limpeza, ferramentas, etc. passaram a ser os seus inquilinos.
Uma lição de aproveitamento dada pelas antigas gerações.
![]() |
| Caixa de madeira Queijo Creme Pinheiro Manso Martins & Rebelo - Vale de Cambra Colecção Nobre Diniz |



Comentários
Enviar um comentário